Dr. Guilherme Minikowski - Cirurgião Plástico

24 de novembro de 2022

Como é feita a ninfoplastia?

Como é feita a ninfoplastia

A ninfoplastia é feita sob anestesia local e com ou sem sedação, com a remoção dos pequenos lábios. A sutura é realizada com fios absorvíveis, ou seja, que não precisam ser removidos. O procedimento é feito com uma técnica delicada para que não se veja a cicatriza. A cirurgia é relativamente rápida, com cerca de duração de 1 hora.

A ninfoplastia é uma cirurgia estética da região íntima que reduz o tamanho dos pequenos lábios, e é utilizada principalmente em mulheres com hipertrofia dessa região. 


O procedimento é realizado em regime ambulatorial, sob anestesia local, com ou sem sedação, e dura de 40 minutos a uma hora. Durante o procedimento, o médico corta os pequenos lábios e sutura as bordas para evitar cicatrizes. 


As suturas são feitas com fios absorvíveis que eventualmente serão absorvidos pelo organismo, não sendo necessário retornar ao hospital para retirá-los. Porém, em alguns casos, o médico pode optar por pontos simples, que devem ser retirados após 8 dias.

Para quem é indicada a ninfoplastia?

Para quem é indicada a ninfoplastia

A ninfoplastia é principalmente indicada para mulheres que apresentam:



  • Os pequenos lábios são grandes, que podem haver acúmulo de secreção e/ou urina, aumentando o risco de infecção;
  • Quando frequentemente se formam feridas nesta área, devido ao maior atrito entre os lábios;
  • A anatomia dos lábios pode causar desconforto sexual;
  • O tamanho dos lábios pode causar desconforto, constrangimento ou baixa autoestima.


Portanto, nesses casos, a ninfoplastia pode prevenir infecções e feridas, melhorar o desempenho sexual e permitir que a mulher use todo tipo de roupa com mais conforto, mesmo que seja apertada, pois os lábios vaginais não são mais tão apertados. Por exemplo, projetando-se a ponto de causar desconforto em calcinhas de renda ou jeans.

É preciso ficar internada após a ninfoplastia?

É preciso ficar internada após a ninfoplastia

Sim, é preciso ficar internada, no entanto, na grande maioria dos casos a internação dura apenas 24h para observação médica. A mulher geralmente recebe alta no dia seguinte à cirurgia e pode retornar ao trabalho e às atividades diárias em cerca de 10 a 15 dias. Após a cirurgia, inchaço, vermelhidão e marcas roxas na região íntima são alterações normais, normais e esperadas.

Quais os cuidados após a ninfoplastia?

cuidados após a ninfoplastia

Os cuidados após a ninfoplastia estão principalmente relacionados à higiene do local operado. A área vaginal deve ser mantida limpa e seca, e podem ser aplicadas compressas frias na área, principalmente nos primeiros dias, para reduzir a inflamação e o inchaço. A compressa fria deve ser aplicada por 15 minutos de cada vez, 3 vezes ao dia.


Após a evacuação a área deve ser sempre lavada com água fria ou solução salina e uma compressa de gaze limpa revestida com uma solução antisséptica. O médico também poderá recomendar a aplicação de uma pomada cicatrizante ou anti-séptica para evitar coceira durante o processo de cicatrização e prevenir infecções. Este tratamento deve ser feito pelo menos 12 a 15 dias após cada ida ao banheiro.


Deve-se usar um tampão macio que absorva o máximo de sangue possível sem comprimir a área. As calcinhas devem ser de algodão e largas o suficiente para serem confortáveis ​​nos primeiros dias. Usar roupas apertadas, como leggings, leggings ou jeans não é recomendado nos primeiros 20 dias.


Recomenda-se que a paciente: 



  • Evite dirigir nos primeiros dias;
  • Suspensa as relações sexuais de 40 a 45 dias;
  • Faça drenagem (se recomendado pelo médico) para diminuir inchaço;
  • Não consuma bebida alcoólica nos primeiros 10 dias após a cirurgia.

Médico para ninfoplastia em São Paulo 

O Dr. Guilherme Minikowski é o médico para ninfoplastia em São Paulo que oferece expertise médica e tecnologia de ponta, para realizar procedimentos com segurança e eficiência. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp 11 95712-1003 ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
Resultados do Argoplasma: quanto tempo demora para ver a firmeza da pele?
Por Dr. Guilherme Minikowski 29 de agosto de 2025
Os resultados do Argoplasma começam a ser percebidos após algumas semanas, com melhora progressiva da firmeza da pele ao longo de meses.
Quanto custa o Argoplasma? Fatores que impactam o valor do procedimento
Por Dr. Guilherme Minikowski 29 de agosto de 2025
O custo do Argoplasma varia de acordo com fatores como indicação, área tratada, complexidade da aplicação, honorários médicos e estrutura da clínica. O valor do argoplasma deve ser avaliado com cuidado, pois o procedimento requer expertise e segurança médica para proteção da saúde e vida do paciente.
Mastopexia sem prótese e o uso de drenos: quando é necessário?
Por Dr. Guilherme Minkowski 29 de agosto de 2025
A mastopexia sem prótese pode exigir o uso de drenos em casos específicos para reduzir acúmulo de líquidos e evitar complicações no pós-operatório.
Argoplasma para flacidez severa funciona
Por Guilherme Minikowski 6 de fevereiro de 2025
Sim, esse tratamento com plasma de hélio pode melhorar a pele flácida em casos avançados, mas os resultados variam conforme o grau de flacidez e o perfil do paciente.
Quanto custa uma mastopexia sem prótese
Por Guilherme Minikowski 6 de fevereiro de 2025
O custo médio de uma mastopexia sem prótese no Brasil varia de R$10.000 a R$30.000, influenciado pela experiência do cirurgião e complexidade do procedimento.
Qual o tempo de recuperação da MILA?
Por Dr. Guilherme Minikowski 3 de dezembro de 2024
A recuperação da MILA varia de 4 a 8 semanas, dependendo das características do paciente e do seguimento das orientações pós-operatórias.
Como a lipoabdominoplastia minimamente invasiva  MILA modela o corpo
Por Dr. Guilhereme Minikowski 3 de dezembro de 2024
A lipoabdominoplastia MILA modela o corpo removendo gordura e flacidez com técnicas menos invasivas, oferecendo contornos definidos e recuperação rápida.
É preciso cirurgia para corrigir a diástase abdominal?
Por Dr. Guilherme Minikowski 3 de dezembro de 2024
Sim, a cirurgia para corrigir a diástase abdominal é necessária em casos graves ou quando tratamentos não invasivos falham, restaurando estética e função abdominal.
Como a cirurgia robótica corrige a diástase abdominal pós-parto?
Por Dr. Guilherme Minikowski 3 de dezembro de 2024
A cirurgia robótica corrige a diástase abdominal pós-parto com técnicas minimamente invasivas, oferecendo maior precisão, menos dor e recuperação mais rápida.
É preciso trocar a prótese de silicone dos seios?
Por Dr. Guilherme Minikowski 3 de dezembro de 2024
A troca da prótese de silicone não é obrigatória em intervalos fixos, mas pode ser necessária devido a complicações ou alterações nas condições físicas ou estéticas.