Dr. Guilherme Minikowski - Cirurgião Plástico
Como funciona a abdominoplastia?

A abdominoplastia funciona como um recurso para adequar o formato da região abdominal. Tem como finalidade reduzir o excesso de gordura da região abdominal, tornando a barriga mais lisa, consistente e sem a presença de flacidez.
A cirurgia plástica no abdômen, mais conhecida como abdominoplastia, é uma alternativa para se alcançar uma barriga definida, removendo o excesso de gordura presente nesta região.
O procedimento fortalece a parede muscular e proporciona um aspecto esteticamente mais bonito. Além de se adequar ao formato corporal, a região do abdômen ainda fica livre da flacidez, estrias e cicatrizes já existentes.
A abdominoplastia também é um recurso para aqueles que passaram por cirurgias bariátricas ou grande perda de peso, isso porque, nesses casos, o excesso de pele também pode ser removido.
Quais são as recomendações pré-cirúrgicas da abdominoplastia?

Antes da realização do procedimento, é fundamental que a pessoa passe por uma avaliação pré-operatória para que o cirurgião verifique se há algum impedimento para que a cirurgia seja feita.
Para isso, geralmente são recomendados exames de sangue, avaliação física e dos fatores de risco, como obesidade, idade avançada e tabagismo, por exemplo.
Quando os resultados trazem a certeza de que não há riscos, a cirurgia pode ser marcada. É importante que o paciente não fume, beba ou tome medicamentos que possam intensificar o risco de sangramentos, como é o caso de aspirinas e anti-inflamatórios.
Como é realizado a abdominoplastia?

A abdominoplastia é uma cirurgia que traz resultados satisfatórios, visando a qualidade de vida e autoestima do paciente. Além disso, pode ser associada a outros procedimentos cirúrgicos como mamoplastia, lipoaspiração, otoplastia, entre outros.
É realizada mediante a aplicação de anestesia peridural e o tem a duração de cerca de 2 a 4 horas. A incisão é feita entre a linha dos pelos pubianos e o umbigo, porém em alguns casos pode ser feita ao redor do umbigo. Tudo depende do grau de correção.
O fechamento é realizado após a finalização com sutura ou colas cirúrgicas e o paciente deve permanecer em observação no hospital, por pelo menos 2 dias, isso porque o acompanhamento profissional deve ser realizado a fim de evitar possíveis complicações.
Como é o pós-operatório da abdominoplastia?
A recuperação total do procedimento pode demorar em média 2 meses e requer cuidados, especialmente na questão postural, isto é, não é permitido fazer esforços físicos durante a recuperação, tais como, exercícios ou levantamento de peso.
É recomendado a utilização de cinta abdominal compressiva e repousar por um período de pelo menos 2 semanas. Alguns medicamentos também serão recomendados pelo médico.
A dor no abdômen, assim como os hematomas podem ocorrer nas primeiras 48 horas após a cirurgia, e tende a diminuir com os passar das semanas. Além disso, para evitar o acúmulo de líquidos no abdômen, a pessoa geralmente precisa utilizar drenos.
Especialista em abdominoplastia
Para agendar uma avaliação com o Dr. Guilherme Minikowski, especialista em abdominoplastia, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp 11 95712-1003 ou
clique aqui!