Dr. Guilherme Minikowski - Cirurgião Plástico

27 de julho de 2022

Qual a cirurgia para levantar a mama?

Qual a cirurgia para levantar a mama

Procedimentos como mamoplastia e mastopexia estão entre as cirurgias para levantar a mama. Essas cirurgias auxiliam no levantamento das mamas, bem como na resolução de problemas como a flacidez, por exemplo.

A cirurgia plástica tem avançado cada vez mais, isso porque as pessoas buscam por melhorias no corpo tanto no campo estético, quanto na resolução de problemas que causam desconfortos e prejuízos à saúde.


Entre os procedimentos mais procurados pelas mulheres está a cirurgia para levantar os seios. Ela auxilia nas questões de envelhecimento natural, perda e ganho de peso, mudanças hormonais e até mesmo os efeitos provocados pela gravidez e amamentação que causam flacidez e, consequentemente, a queda das mamas. 


Assim como a pele do rosto, a pele das mamas também perdem a sustentação devido a menor produção de colágeno do corpo. Algumas mulheres optam pela realização de exercícios físicos que podem auxiliar no retardo do caimento da região.


No entanto, a cirurgia plástica traz resultados eficazes e duradouros.

Quais são os principais tipos de cirurgia para levantar a mama? 

Quais são os principais tipos de cirurgia para levantar a mama

Antes de optar por uma determinada cirurgia é importante avaliar quais os objetivos e resultados esperados, juntamente ao cirurgião plástico. Ele é o responsável pela identificação do grau do problema, que pode ser leve, moderado ou acentuado. 


É por meio do diagnóstico do médico que é realizada a tomada de decisão. A partir desse momento é definido qual será o procedimento e as indicações do pré e pós cirúrgico. Entre as principais cirurgias para levantar a mama, estão:



  • Mamoplastia (cirurgia para aumento da mama);
  • Mastopexia, também conhecida como Lifting de mama;
  • Mastopexia com inclusão de implantes.


A mamoplastia de aumento, além de aumentar o volume das mamas, também corrige o caimento, quando ele é leve ou moderado e deixa os seios mais rígidos, melhorando a simetria das mamas. 


Neste procedimento é necessário o uso de próteses mamárias de silicone e o tamanho dependerá da indicação do cirurgião que fará a análise da estrutura corporal da paciente. 


Na mastopexia, também chamada de lifting das mamas, o objetivo é tornar as mamas mais bonitas e elevadas. Neste procedimento não é realizado o aumento do volume dos seios propriamente, mas sim a elevação.


Já a mastopexia com a inclusão de próteses é recomendada para as pacientes com mamas pequenas e caídas, que desejam, além de elevar, aumentar o volume total. 


As cicatrizes dessas cirurgias podem ser em formato de “T” invertido e ao redor das aréolas ou menores. O volume depende da avaliação do cirurgião.


Quais as recomendações do pré e pós cirúrgico das mamas?

Quais as recomendações do pré e pós cirúrgico das mamas

Existem alguns cuidados antes do procedimento cirúrgico, o chamado pré-operatório. Normalmente o cirurgião plástico indica a suspensão de medicamentos que contenham acetilsalicílico, anti-inflamatórios e remédios anticoagulantes. 


Uma outra recomendação importante é que as pacientes que fumam deixem o hábito antes da cirurgia, para evitar riscos após o procedimento.


Após a operação, os cuidados deverão ser feitos em casa. Nos primeiros quinze dias pós-cirurgia não é permitida a prática de exercícios físicos, bem como os demais esforços. 


Também é indicado que a paciente tenha algum tipo de cuidador para auxiliar com os cuidados de higiene pessoal que tendem a ser mais específicos. 


O uso de malhas compressivas e de sutiãs pós-cirúrgicos são recomendados por, pelo menos, um mês, inclusive durante o sono. No primeiro mês, também é indicado que a paciente durma somente de barriga para cima, para evitar problemas nos pontos e suturas.


Especialista em cirurgias de mama em SP

Para agendar uma avaliação com o Dr. Guilherme Minikowski, médico especialista em cirurgias de mama em SP, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp 11 95712-1003 ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
Cirurgia para afinar a cintura sem retirar a costela em São Paulo
Por Dr. Guilherme Minikowski 24 de outubro de 2025
A cirurgia de remodelamento costal em São Paulo realizada pelo Dr. Guilherme Minikowski afina a cintura de forma segura e natural, sem necessidade de remoção das costelas.
É seguro fazer a cirurgia de remodelamento costal em São Paulo
Por Gestor Dr. Guilherme 24 de outubro de 2025
Sim, o remodelamento costal é uma cirurgia segura quando realizada por cirurgião plástico especializado e com estrutura adequada.
Cirurgia para afinar a cintura em São Paulo
Por Dr. Guilherme Minikowski 24 de outubro de 2025
A cirurgia para afinar a cintura em São Paulo mais indicada é remodelamento costal, um procedimento com tecnologia moderna para afinar a cintura sem retirar costelas.
Mastopexia sem prótese para mamas tuberosas: É possível corrigir?
Por Dr. Guilherme Minikowski 24 de setembro de 2025
Sim, em muitos casos é possível corrigir mamas tuberosas apenas com mastopexia sem prótese, desde que a glândula mamária seja remodelada corretamente pelo cirurgião.
Quanto custa o remodelamento costal? Entenda a composição dos valores
Por Dr. Guilherme Minikowski 24 de setembro de 2025
O custo do remodelamento costal varia conforme fatores como honorários médicos, hospital, exames e complexidade do procedimento, sendo definido de forma individualizada.
Pode amamentar depois de mastopexia sem prótese Entenda os efeitos na glândula mamária
Por Dr. Guilherme Minikowski 24 de setembro de 2025
Sim, na maioria dos casos é possível amamentar após a mastopexia sem prótese, já que as técnicas modernas preservam a glândula mamária e os ductos responsáveis pela produção de leite.
Resultados do Argoplasma: quanto tempo demora para ver a firmeza da pele?
Por Dr. Guilherme Minikowski 29 de agosto de 2025
Os resultados do Argoplasma começam a ser percebidos após algumas semanas, com melhora progressiva da firmeza da pele ao longo de meses.
Quanto custa o Argoplasma? Fatores que impactam o valor do procedimento
Por Dr. Guilherme Minikowski 29 de agosto de 2025
O custo do Argoplasma varia de acordo com fatores como indicação, área tratada, complexidade da aplicação, honorários médicos e estrutura da clínica. O valor do argoplasma deve ser avaliado com cuidado, pois o procedimento requer expertise e segurança médica para proteção da saúde e vida do paciente.
Mastopexia sem prótese e o uso de drenos: quando é necessário?
Por Dr. Guilherme Minkowski 29 de agosto de 2025
A mastopexia sem prótese pode exigir o uso de drenos em casos específicos para reduzir acúmulo de líquidos e evitar complicações no pós-operatório.
Argoplasma para flacidez severa funciona
Por Guilherme Minikowski 6 de fevereiro de 2025
Sim, esse tratamento com plasma de hélio pode melhorar a pele flácida em casos avançados, mas os resultados variam conforme o grau de flacidez e o perfil do paciente.